Quem já viu Pokémon sabe o que é transmidia.
Postado por
ATV
às
16:43
Ash e Pikachu |
Quem era criança na década de 90 e não via o famoso desenho
animado japonês Pokémon era de duas opções uma: mentiroso ou um
espião industrial vestido de criança para adquirir informações e utiliza-las em
um plano de dominação mundial de uma grande empresa do mercado de brinquedos (insira musica de suspense aqui) , mas o
fato é que toda a geração de 90 viu as aventuras de Ash, Brock, Misty e o rato
amarelo mais amado do mundo (e não estou falando de um Mickey Mouse com falta
de vitamina B12), Pikachu. O fato curioso é que poucas pessoas parecem saber
que o desenho animado nada mais é que uma jogada de marketing que se tornou tão
famosa quanto seu produto original, pois, na verdade, o homônimo jogo para
Nintendo Gameboy (com três versões diferentes, inicialmente: Red, Green e Blue)
surgiu primeiro e, devido a seu estrondoso sucesso, foi transformado em animê
(nome utilizado para denominar animações japonesas).
O nome
da técnica utilizada no caso de Pokémon,
e em diversos outros casos no mundo da publicidade em geral, é Transmidia. Jeff Gomes, CEO da
Starlight Runner Entertainment, em
entrevista ao programa Bastidores no Multishow, define transmidia como "...a
arte e a técnica de transmitir mensagens, temas ou histórias através de
diferentes plataformas de mídia...". Em outras palavras, é a tática de
expandir histórias e propriedades intelectuais para outras plataformas como
internet, jogos, quadrinhos, livros e etc.
Diferente
da publicidade tradicional, o fenômeno da transmidia não é invasiva como um
anúncio impresso em uma revista ou um comercial para televisão, pelo contrário,
ela se endereça diretamente para os interessados no assunto e se espalha através
do famoso boca a boca. Além disso, os consumidores de hoje estão cada vez menos
suscetíveis á publicidade tradicional, então o advento desses novos formatos de
transmissão de informação faz com que se tenha uma maior interação do público
com o produto ou serviço anunciado, tornando a mensagem mais interativa e é mais bem aceita.
Dentro dessa técnica publicitária temos
diversas táticas, principalmente com o advento da internet, como os hotsites, aplicativos para mobile, blogs e até mesmo outros
produtos (mais um exemplo envolvendo a série Pokémon são os trading card
games da série, que viraram febre nos anos 2000 ou, outro exemplo, é a
famosa cerveja Duff, da série Os Simpsons, que hoje é vendida
mundialmente).
Mas,
para o jovem autor desse texto, os ARGs
(alternative reality games) são os mais efetivos e divertidos e a tática que
mais cresce no mundo da propaganda. Um ARG
nada mais é que um jogo que fica na rede por tempo limitado e serve para
promover um produto ou serviço. O termo ARG
foi criado em 2001 após a criação de um jogo para web patrocinando o filme AI: Inteligência
Artificial, de Steven Spielberg , chamado The Beast. Desde então vários ARGs
foram criados e bem sucedidos, sendo um dos mais famosos até hoje o jogo de
terror Hotel 626 ( ou como eu gosto de chamá-lo: "A materialização dos meus pesadelos") patrocinado pela Doritos que, por devido seu incrível feedback
positivo, rendeu uma sequência chamada Asylum
626 ( "A materialização dos meus pesadelos 2 - A missão")
Imagens do jogo Hotel 626 |
Por: Ricardo Godoy
Muito legal.
ResponderExcluirComo vimos em aula, não basta tirar do video game e levar para o desenho animado para chamar de transmedia.
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