Redes Sociais: O Poder em nossas mãos.
Postado por
ATV
às
22:50
Quando um meio de comunicação ajuda uma revolução a ganhar forma com certeza está na hora de levar essa ferramenta á sério. Em 2011, a primavera árabe tomou conta de todos os jornais e revistas do mundo todo e grande parte das informações vinham via Twitter de ativistas do Oriente Médio.
Esse novo paradigma vem desde a época do quase falecido Orkut, com suas comunidades, scraps e pérolas mil, que no inicio era apenas uma ferramenta para reencontrar amigos e com o tempo se tornou a sede de grandes discussões.
Hoje, Twitter e Facebook pegaram pra si esse papel e se tornaram a Ágora moderna, um local democrático para qualquer tipo de discussão. Na Grécia antiga a Ágora era um local de discussão política e cultural das cidades-estado gregas.
Diferentemente de antigamente, nossa sociedade depende menos dos meios de comunicação em massa, uma vez que, hoje em dia, controlamos novos meios e nos tornamos produtores de informação na rede, que, por sua vez, pode ser compartilhada em âmbito internacional. Nós somos a mídia e a mídia está em nós.
A publicidade vem percebendo essa tendência e se apropriando disso e cada vez mais investe nessas novas ferramentas. Muitas marcas utilizam pessoas influentes nas redes sociais para divulgar seus produtos de maneira mais informal, pessoal e confiável (de certa forma).
Temos uma grande arma em nossas mãos, basta saber como devemos usa-lá, se para o bem ou para o mal, mas tenho fé na humanidade e nos meus colegas comunicadores.
Como diria Capitão Planeta: O PODER É DE VOCÊS.
Esse novo paradigma vem desde a época do quase falecido Orkut, com suas comunidades, scraps e pérolas mil, que no inicio era apenas uma ferramenta para reencontrar amigos e com o tempo se tornou a sede de grandes discussões.
Pérolas do Orkut, quem não tem saudade de receber um depoimento a la Domingão do Faustão? |
Hoje, Twitter e Facebook pegaram pra si esse papel e se tornaram a Ágora moderna, um local democrático para qualquer tipo de discussão. Na Grécia antiga a Ágora era um local de discussão política e cultural das cidades-estado gregas.
Diferentemente de antigamente, nossa sociedade depende menos dos meios de comunicação em massa, uma vez que, hoje em dia, controlamos novos meios e nos tornamos produtores de informação na rede, que, por sua vez, pode ser compartilhada em âmbito internacional. Nós somos a mídia e a mídia está em nós.
A publicidade vem percebendo essa tendência e se apropriando disso e cada vez mais investe nessas novas ferramentas. Muitas marcas utilizam pessoas influentes nas redes sociais para divulgar seus produtos de maneira mais informal, pessoal e confiável (de certa forma).
Temos uma grande arma em nossas mãos, basta saber como devemos usa-lá, se para o bem ou para o mal, mas tenho fé na humanidade e nos meus colegas comunicadores.
Como diria Capitão Planeta: O PODER É DE VOCÊS.
TWIITER, FACEBOOK, ORKUT, SKIPE, CORAÇÃOOOO. PELA UNIÃO DE SEUS PODERES EU SOU A INTERNET! |
Nós publicitários precisamos encontrar formas de dialogar e produzir conteúdo relevante pra que as empresas sejam encontradas por seus clientes, sem que precise “empurrar” propaganda neles. É neste contexto que surgem mídias sociais e blogs, o importante é informar, entreter e acima de tudo criar valor.
ResponderExcluir